top of page
Buscar

Porque existe o dia Internacional da Mulher?

Você sabe porque comemoramos o dia internacional da mulher? Aliás, você sabe o que realmente se comemora no dia 08 de março? Vem comigo para aprender mais sobre essa data tão importante.

A data foi oficializada pela ONU em 1975, ano que foi considerado o “Ano Internacional da Mulher”, com o objetivo de demonstrar como a não-inclusão feminina é um obstáculo ao progresso social. A partir de então, as conquistas de direitos e os avanços na igualdade de gênero ganharam um dia especial para serem celebradas, discutidas e impulsionadas ao redor do mundo.

Porém, as raízes dessa data são muito mais antigas. Diversos movimentos, especialmente de trabalhadoras que protestaram por melhores condições de trabalho, culminaram no reconhecimento da importância da igualdade de direitos para as mulheres.

Entre eles podemos citar dois eventos em Nova Iorque. Em 1909, mais de 15 mil mulheres foram as ruas para protestar por melhores condições de trabalho. Já em 1911, houve o incêndio na fábrica de Triangle Shirtwaist Company, talvez o evento mais conhecido atualmente. Nele, mais de 100 mulheres que estavam reivindicando melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, ficaram presas dentro da fábrica e morreram em razão do acidente.

Antes disso, porém, em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a revolucionária e jornalista alemã Clara Zetkin, já havia proposto a criação de um dia para reunião anual de mulheres. Inicialmente, a ideia era de que fosse um dia para refletir e discutir os avanços femininos dentro da luta comunista.



Já em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, quase 90 mil mulheres russas entraram em greve para reverter as consequências da guerra, demandando o retorno dos soldados e comida para as crianças, com o lema “paz e pão”. Este foi um dos fatores que levaram a revolução russa que instituiria a União Soviética, no mesmo ano. A greve das mulheres se encerrou no dia 08 de março de acordo com o calendário ocidental, e por essa razão a data foi escolhida.

Portanto, vale ressaltar que a luta das mulheres se iniciou com a luta de milhares de trabalhadoras ao redor do mundo, que além de melhores condições laborais, também buscavam direitos políticos, como o direito ao voto e à se candidatar (a luta também famosa das sufragistas na Europa), sempre visando a igualdade de direitos com relação aos homens.

Assim, neste ano, lembre-se, flores e chocolates são um reconhecimento carinhoso e delicado, porém, muitas mulheres morreram antes de nós para que pudéssemos ter uma voz, para dizer, cada vez mais alto, a importância da igualdade na nossa sociedade.

 

 
 
 

ความคิดเห็น


bottom of page